"Há um tempo para muitas palavras e há um tempo para o sono." Homero

Privação de Sono

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É preciso encarar o fato de que cada um de nós tem uma necessidade de sono a cada noite e que precisamos disso para manter nosso funcionamento em nível ideal. Quando falhamos neste requisito mínimo de sono, incorremos em uma dívida de sono que impede o nosso melhor desempenho. Esta dívida se não for corrigida pode aumentar com o tempo e alterar significativamente nossa produtividade, humor, e até mesmo nossa segurança.

Então, o que acontece quando você tem um grande débito de sono? Isso começa a prejudicar seu estado mental e sua vida em geral. Faz com que você fique mal humorado com as pessoas ao seu redor. Você passa a consumir seu tempo com pensamentos sobre camas, travesseiros e qual será o horário que vai retornar para casa e dormir, enquanto na verdade deveria se ​​concentrar no trabalho. E o pior, você pode fechar os olhos subitamente quando menos esperar, numa espécie de “micro sono”, colocando-se em risco para acidentes (especialmente nas estradas) que podem ser fatais.

Como já se sabe, o ato de dormir é biologicamente regulado por um processo homeostático. Em outras palavras, isso significa que o sono adquirido irá diminuir o desejo de dormir e sono em falta vai aumentá-lo. Meio óbvio, certo? Mas que influência tem isso sobre nossas vidas diárias? Vamos aprofundar um pouquinho mais.

Embora a quantidade de sono e as necessidades individuais variem de pessoa para pessoa, os adultos geralmente precisam de cerca de 7 a 8 horas de sono por noite, e os indivíduos mais jovens precisam muito mais.

Quando você não dorme o suficiente por uma noite, você acumula o que é conhecido como débito de sono. Caso continue a tendência em não atingir sua exigência diária de sono, seu débito de sono continua a aumentar, acrescenta uma carga ainda maior ao que você já carrega e degrada seu desempenho durante todo o dia.

Podemos imaginar o débito de sono como um peso cada vez maior sobre nós e que temos que levar ao longo do dia. A menos que se pague a dívida, ela fica maior e maior enquanto estamos acordados até que… CRASH! Caímos no sono!

Seu débito de sono vai continuar a acumular ao longo dos dias, semanas e meses, a menos que você faça alguma coisa (isso às vezes é mais fácil dizer do que fazer), mas a importância de fazê-lo é fundamental. Para se sentir totalmente descansado novamente e alcançar um estado de alerta excelente durante o dia há apenas uma solução: regularize seu débito de sono.

Tente normalizar o padrão de sono baseando-se em bons hábitos de higiene do sono. Seu estilo de vida desempenha um papel importante na sua capacidade de dormir bem. Encontre formas de desestressar-se. Não traga seus problemas de trabalho para casa. Coma de forma saudável. Evite o consumo de álcool e outras substâncias tóxicas. Finalmente, faça exercício físico regularmente. Na maioria dos casos, mudar os hábitos pessoais e seu estilo de vida será o melhor tratamento para a privação crônica de sono.

Você perceberá o ponto certo quando voltar a sentir-se melhor, mais atento e descansado durante todo o dia.

Referência:

“The Heavy Effects of Sleep Deprivation”
End Your Sleep Deprivation Blog

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