"Há um tempo para muitas palavras e há um tempo para o sono." Homero

Polissonografia

Descrição do Projeto

BH_0012_170726_02

O que é Polissonografia?

É o exame padrão no diagnóstico dos distúrbios do sono.

Consiste no registro de múltiplos parâmetros neurofisiológicos, bem como afere os eventos respiratórios anormais (apneias e hipopneias) durante o sono.

Pode ser realizada tanto no Laboratório do Sono, um local adequado do tipo apartamento, com cama e temperatura ambiente adequada, quanto em domicílio, com o sono monitorizado sob aparelho portátil.

Durante a polissonografia, as atividades fisiológicas importantes para o estudo do sono (ondas cerebrais, movimentos musculares, movimentos oculares, respiração do nariz e da boca, ronco, batimentos cardíacos e movimentos das pernas) são monitorizadas por pequenos discos de metal (“eletrodos”) aplicados sobre a pele e cobertos por fita adesiva. Cintas elásticas flexíveis colocadas sobre seu tórax e abdome registram os movimentos respiratórios. O nível de oxigênio no sangue e a frequência cardíaca são monitorizadas por um clipe sobre o dedo.

Nenhum dos dispositivos causa dor e todos são instalados cuidadosamente no intuito de evitar qualquer desconforto.

Após o estudo minucioso de todas as fases e eventos registrados, é realizado um resumo dos dados coletados durante toda a noite de sono. A análise adequada dos resultados poderá enfim concluir sobre a hipótese diagnóstica de distúrbio do sono.

Detalhes do Projeto

  • Data 30/04/2021
  • Tags
Voltar para o Topo

Arquivos