Medicina do Sono e Polissonografia

Polissonografia Domiciliar

Descrição do Projeto

Polissonografia Domiciliar

O que é a Polissonografia Domiciliar?

Trata-se do mesmo exame realizado no laboratório do sono, porém não-assistida pelo técnico, com a vantagem de o paciente dormir em seu ambiente de costume, com a comodidade e conforto que só o próprio domicílio oferece.

Como se faz a Polissonografia Domiciliar?

O equipamento portátil é montado por um técnico especializado no próprio domicílio. O paciente dorme em seu quarto como habitualmente e, no dia seguinte pela manhã, o próprio técnico que iniciou o exame na noite anterior retorna para recolhê-lo.

Quais as vantagens da Polissonografia Domiciliar?

É útil para pessoas que apresentam dificuldade para dormir fora de casa, onde haja fatores que possam prejudicar a qualidade do sono e interferir no resultado final do exame, por exemplo: estranhamento do local, ansiedade, ruídos, intolerância ao calor/frio, problemas com o colchão, travesseiros, etc..

Bastante válido para indivíduos com dificuldade de deslocamento até a clínica, com problemas de mobilidade, tal como idosos, doentes acamados, bem como pacientes internados em hospital.

O horário de início e término do exame pode coincidir melhor com o horário habitual de dormir do paciente, possibilitando um início de sono mais natural, sem mudanças na rotina.

Quando o exame domiciliar é indicado?

O paciente deve ser avaliado previamente por profissional com amplo conhecimento em medicina do sono, pois é principalmente indicado em suspeita de Distúrbios Respiratórios do Sono (Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono) e no acompanhamento de tratamentos pós-cirúrgicos e com aparelhos intra-orais.

E as contra-indicações?

A Polissonografia Domiciliar é contra-indicada em pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (moderada/severa), Insuficiência Cardíaca Congestiva, Doenças Neuromusculares e Doenças Psiquiátricas.

Não é recomendada em casos suspeitos de insônia, narcolepsia, pernas inquietas e parassonias (embora distúrbios do sono).

Em tais casos indica-se o exame em laboratório do sono, pois o paciente necessita ser monitorado continuamente pelo técnico em polissonografia.

Detalhes do Projeto

  • Data 13/01/2018
  • Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Voltar para o Topo

Arquivos